
Vencedores estiveram em São Paulo para conhecer sistema de plantação e colheita da passiflora incarnata e acompanhar o GP Brasil de Fórmula 1
No último final de semana, a Natulab – líder na produção e venda de medicamentos fitoterápicos e 5ª colocada na categoria dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) – premiou os melhores alunos do curso de extensão online em fitoterapia da Universidade Natulab (Unilab), desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF).
Os vencedores Júlio Eduardo Lorenzone, farmacêutico de Rolante-RS; Taíssa Fernanda Lodi, farmacêutica de Leme-SP; Genelice Borges da Silva Deda Mendonça, nutricionista de Santo Antônio de Jesus-BA; e Márcia Ferreira Cândido de Souza, de Aracaju-SE; destacaram-se por apresentar os melhores índices de aproveitamento. A premiação incluiu uma road show nas instalações da Centroflora – empresa produtora de extratos botânicos, sucos e polpas desidratadas, parceira da Natulab no cultivo de passiflora incarnata, matéria-prima para a produção do fitoterápico Seakalm – e ingressos para o Fórmula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018, além de tempo livre em São Paulo, tudo com direito a um acompanhante.
Por apresentar os melhores resultados entre todos os inscritos, o farmacêutico Júlio Eduardo Lorenzone ganhou, também, uma bolsa de estudos para o curso de pós-graduação em fitoterapia da Ead Plus, uma instituição do IDVF. A Natulab distribuiu ainda outras dez premiações no valor de R$ 150,00, para os cinco farmacêuticos e cinco nutricionistas que se destacaram em cada uma das etapas do curso.
Para José Carlos de Lucca, diretor de Marketing da Natulab, investir no desenvolvimento desses profissionais é uma forma de contribuir para a melhora da qualidade de vida e a manutenção da saúde dos brasileiros. “Os resultados desta primeira iniciativa nos deixaram surpresos e muito contentes. Pudemos colaborar diretamente com o crescimento e desenvolvimento profissional de mais de quatro mil farmacêuticos e nutricionistas, que aderiram ao programa gratuito”, comemora.
O grande vencedor do concurso, Júlio Eduardo Lorenzone, está ansioso para iniciar as aulas do curso de pós-graduação que ganhou. “Estou muito animado porque este curso de extensão já contribuiu bastante para minha atuação profissional. Agora me sinto mais preparado para poder indicar os fitoterápicos com a posologia correta. Além disso, o curso contribuiu muito para podermos estruturar nossa atuação clínica, reservando um espaço para realizar a avaliação farmacêutica do paciente”, revela.
A farmacêutica Taíssa Fernanda Lodi conta que, em princípio, ficou cética com relação ao curso. “Moro no interior, em uma cidade pequena, onde temos poucas oportunidades de aperfeiçoamento profissional. Quando nos deparamos com cursos à distância, o mais comum é que sejam pagos e, geralmente, não têm qualidade. Eu me surpreendi muito com a Unilab, tanto no que diz respeito à qualidade das aulas e do conteúdo oferecido, quanto no tocante ao nível dos professores envolvidos no projeto, além de ser inteiramente gratuito”, afirma.
Na opinião dela, já foi possível perceber mudanças em seu perfil profissional, graças ao que aprendeu na Unilab. Além de aplicar os conhecimentos na prática, foi possível compartilhar as novas informações com médicos e nutricionistas. “Mas, pessoalmente, o grande diferencial foram as aulas sobre regulação e gerenciamento de consultório farmacêutico. Agora eu sei, com segurança, até que ponto posso ir, sem entrar na área de outro profissional da saúde”, ressalta Taíssa.
A nutricionista Genelice Mendonça conta que também já percebeu mudanças em seu perfil profissional. “O curso de extensão aprofundou alguns conhecimentos adquiridos na pós-graduação. Fitoterapia é muito importante para a prevenção e tratamento de doenças crônicas. Associar a clínica nutricional à prescrição e tratamento, além da gastronomia, é importante e necessário para que nós, profissionais da saúde, possamos ajudar a sociedade de uma forma geral”, avalia.
E embora assistir a um grande prêmio de Fórmula 1 seja uma experiência sem igual, conhecer as instalações da Centroflora foi o ponto alto do fim de semana. “A visita culminou com a sintetização do que vimos no curso. Foi uma experiência enriquecedora”, avalia Genelice Mendonça. “O projeto é fantástico e foi muito bom poder ver de perto a preocupação que eles têm com a sustentabilidade, cuidando não apenas do meio ambiente como do produtor, sem perder o foco na qualidade do produto que chegará ao consumidor final. Foi um fim de semana revigorante e enriquecedor” revela Taíssa Lodi.
Universidade Natulab
Lançado pela Natulab em maio de 2018, o curso de extensão gratuito contribuiu com o aperfeiçoamento profissional de farmacêuticos e nutricionistas. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), levou atualização e capacitação gratuita a mais de quatro mil profissionais destas áreas da saúde.
O programa, que contou com 23 aulas voltadas a cada um dos grupos profissionais, foi ministrado por especialistas e outros profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Entre os assuntos abordados estiveram aspectos legais da prescrição de plantas e fitoterápicos; regulamentação da prescrição para nutricionistas e farmacêuticos; atuação clínica do nutricionista e do farmacêutico; compostos secundários de plantas medicinais; técnicas de desenvolvimento e gerenciamento de consultório ou clínica de nutrição ou farmacêutica; suplementação nutricional de vitaminas e minerais na prática clínica; aplicação de plantas medicinais para manutenção e redução do IMC; nutrição esportiva; manutenção da saúde ou tratamento de diversos problemas, como alterações do ciclo hormonal feminino, gastrite, insuficiência venosa e afecções do fígado, dos pulmões e das vias respiratórias.
Sobre a Natulab
Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016.Quando considerado o mercado farmacêutico total, a companhia subiu mais de 40 posições na avaliação da IQVIA, nos últimos cinco anos. Hoje, ocupa o 12ª lugar no ranking geral, após crescimento de cinco vezes mais do que a média do mercado. Os dados consolidam a companhia entre as principais empresas do ramo, destacando-a como importante player em um setor extremamente competitivo. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 300 apresentações, entre eles Seakalm (Passiflora incarnata), StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico), Varivax (Aesculus hippocastanum), Hidraplex (reidratante oral), Hidralyte (reidratante oral), Buscoplex (dipirona e butilbrometo de escopolamina) e Xarope de Guaco (Mikania glomerata).
*Fonte: IQVIA – PMB – Set’18