
O evento contou com a participação de João Doria, Bruno Covas, Walter Ihoshi e Vinicius Pedroso.
Por Beatriz Bergamin
Nesta quinta-feira (25), o governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, inauguraram a nova sede da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), localizada na capital paulista.
Dentre as novidades anunciadas está a possibilidade de abertura de empresas de baixo risco em 24 horas, sendo que no início do ano a média era de 4 dias. A novidade trará benefícios aos empreendedores de uma maneira geral, já que a burocracia presente nos trâmites de abertura de empresas ainda é um entrave para o empreendedorismo no Brasil.
O panorama de dificuldades para a abertura de uma empresa e para o crescimento do empreendedor pode ser comprovado com o estudo ‘Burocracia nos Negócios: os desafios de um empreendedor no Brasil’, realizado pela Endeavor Brasil. Segundo a pesquisa um empreendedor brasileiro precisa preencher, em média, 7,6 fichas nos demonstrativos de apuração do ICMS, sendo que essa quantidade varia entre 3 e 19 fichas, dependendo do estado.
O levantamento ainda ressalta outras dificuldades. Em se tratando de documentações, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, foram publicados, em média, 202 decretos de atualizações tributárias por estado, ou seja, 5,6 novos decretos para o empreendedor acompanhar todo mês.
De acordo com o governador, a previsão é de que até 2022 o empreendedor paulista abra a sua empresa em 3 horas, e a Jucesp se torne o “Poupatempo” do empresário e empreendedor paulista. Além das novas instalações da entidade, os serviços oferecidos foram repaginados. Agora o cidadão conta com certificação digital que funciona como uma assinatura eletrônica, com validade jurídica, para garantir proteção às transações e outros serviços online, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.
A solenidade também contou com a participação do prefeito Bruno Covas, e do Presidente da JUCESP, Walter Ihoshi, que exaltaram a importância de proporcionar modernidade a uma entidade como a JUCESP, que é tida como a maior junta comercial do Brasil, representando 40% do volume de operações de abertura e fechamento de empresas no País.
O evento ainda foi prestigiado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), Vinícius Pedroso, que esteve presente a convite de Walter Ihoshi: ”como disse o nosso governador, o Brasil perdeu um excelente deputado federal, mas por outro lado ganhou um excelente administrador. Acompanho o trabalho do Walter há bastante tempo e admiro sua capacidade de trabalhar competentemente pelo desenvolvimento do Brasil e o governador Dória nomeou a pessoa certa para ester a frente da JUCESP”. O líder ressalta a necessidade de desenvolvimento e criação de projetos que incentivem o empreendedorismo no Brasil, ”sou um apaixonado pelo empreendedorismo e qualquer pessoa que defenda esta bandeira terá o meu apoio”.
O governador finalizou o seu discurso, exaltando que a modernidade em termos tecnológicos chegou a entidade, assim como os novos pensamentos, ressaltando a sua importância histórica, e a diferença que fará no dia a dia do empreendedor: ”Estamos falando de uma entidade que, no ano que vem, vai completar 130 anos. São raras as instituições, empresas e organizações, no Brasil, que alcançam 129 anos. É a maior Junta Comercial da América Latina, mais representativa, mais importante, a maior em volume de atendimento de todo o nosso continente”.
Confira outras fotos do evento: